Translate

terça-feira, 19 de abril de 2005

Orgulho

Algumas vezes, nos orgulhamos. Pelo que fazemos, pelo que julgamos ser, pelo que julgamos ter. Até quando falamos. Um orgulho simplista de quem tem algo de inédito a dizer sobre algum fato, sobre algum dito de alguém.

Assim, tanto maior a importância do fato, ou daquele que proferiu o dito, maior parece ser o orgulho que sentimos.

Claro que quando superamos nossas limitações, vemos um motivo plausível de orgulho. Ainda mais que a limitação seja nos dada pela natureza humana que todos temos. Se alguma coisa, entretanto, nos parece falha, justificamos a falha e mantemos o orgulho. Por livre escolha.

Ninguém precisa se sentir pequeno, pouco ou diminuído para aprender humildade. Mas o orgulho, quando fora de lugar, traz incontáveis males: “Quem não se livra de suas preocupações? Aquele que busca o que não está a seu alcance”. Em contrapartida, o humilde está sempre livre de preocupações, assim ocupa sua mente e seu tempo de modo muito mais proveitoso.

Um comentário:

Anônimo disse...

li seu texto sobre o orgulho!!hum.......bem Egle posso falar por mim,como vc diz no seu texto as vezes o orgulho fora do lugar traz incotaveis males...ent'ao eu tenho muitos defeitos e um deles e ser um pouco orgulhosa mas...so eu saio prejudicada sabe por que?por que sempre perco a oportunudades,é sempre eu que fico mal é sempre eu que fico me corroendo por dentro...pois por causa disso deixo muitas vezes de estar bem ou ficar bem com meus familiares e amigos,mas to tentando mudar e já até fiz progresso hehehe...bjinhos e como sempre vc é otima