Translate

sexta-feira, 1 de julho de 2005

e se não houvesse governo?

Ainda não nos sentimos governados pelos governantes. Como se, a cada governo, cada cidadão estivesse mais esbulhado ou menos cidadão. Como se a cada eleição fosse constatada uma fraude e a cada fraude uma conspiração.

Os fatos que se tornam públicos, se tornam públicos pelos consultores de sociedade, por aqueles que colocam suas opiniões sobre e ante os fatos, apoiados pela popularidade do “disse me disse”, “quem falou é confiável” e outros chavões que justificam a ausência de prova ou a negação de provas. Neste caso, justiça é abstrair a justeza.

Outro chavão explorado para a manutenção deste sentimento, é sobre o encontro do homem com o poder que lhe venha a ser conferido “foi tomado pela ambição”...

A ambição faz bem. Afinal a ambição é um desejo imenso, ardente, de alcançar algo que nos seja superior, uma aspiração. Da ambição pode nascer a vontade e da vontade, a disposição. Facilmente confundida com a avareza, traço inconfundível de egoísmo, a ambição tem sido tratada como sentimento negativo e se assim fosse possível, alguns chegam a sugerir que o sentimento de “ambição” seja amputado do emocional humano.


Somente a ignorância pode manter esta situação. O único problema é que a ignorância torna o homem muito semelhante aos animais. A ignorância torna o homem mais instintivo, como um recém nascido. O recém nascido, o neném, a criancinha, sabe que seus desejos, só por terem sido desejados, serão atendidos. E sabem que seu choro ou seus gritos será suficiente para que toda a situação seja mudada, ficando em conformidade com o que lhe aprouver. Agindo por instinto, excluí-se a ética, a moral e adota-se a lei do “mais forte” ou a do “quem pode mais chora menos”...

E independente do que sentimos, estamos sendo governados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos as crianças choram, para lutar pelo que querem, pior somos nos adultos que somos mais ignorantes que elas, esperamos sentados as mudanças que tanto desejamos...Mas a democracia ainda continua, ao meu ver, como a grande oportunidade de quebra de paradigmas, pois se não fosse a sua força mesmo que influenciável, não poderíamos nem se quer ficar sentados, quanto mais ter direito ao grito entrelaçado com nosso choro.

Anônimo disse...

Sim democracia existe ainda bem! Pois pelo menos ainda temos o direito de expressar o que sentimos e assim tentar mudar um pouco desse mundo..
sim estamos sendo governados e nao sentimos o governo, mas afinal eles governam para quem? Esse sentimento de não sentir, nao ver o governo, de não saber o que se passa...o que podemos fazer pra mudar? Será suficiente apenas a nossa vontade? São tantas questões a serem resolvidas, mas o problema é que não há esforços de ambos os lados para soluciona-los..
E segue a roubalheira, a alienação, o oportunismo e etc etc, confiar em quem nessas horas? Na Justiça?
O passado é nebuloso..e se continuarmos assim o futuro será ainda pior...