Translate

sábado, 7 de setembro de 2013

RAZÕES PARA ONU DIZER "NÃO" À INTERVENÇÃO ARMADA NA SÍRIA



Existem tratados sobre o uso armas biológicas e químicas em situação de guerra e conflito. A proibição do uso de gases asfixiantes, venenosos ou outros, e de métodos bacteriológicos de guerra, foram assinados pela maioria das nações do mundo.
Os terroristas não sendo uma nação, não respeitam tratados internacionais.
O tratado de 1972 que trata de armas biológicas, proíbe todas as ramas químicas, exceto as usadas na imposição da lei e no controle de multidões. Bombas de gás lacrimogêneo, por exemplo, são consideradas “incapacitantes”, o que diferencia dos agentes causadores de mortes. A empresa brasileira Condor, baseada no Rio de Janeiro, exporta 30% da sua produção para a Turquia e Emirados Árabes Unidos e é incentivada pelo governo brasileiro, que isentou o setor de impostos desde 2011. Os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar.

Spray de pimenta, que é feito a partir da pimenta-malagueta misturada a alguma solução como óleo de milho, provoca inflamação nos olhos, nariz e boca. Seu efeito é mais debilitante, mas, para ser eficiente, tem que ser utilizado diretamente em alguém.

Fentanil é um medicamento usado para aliviar a dor, opióide, narcótico que se caracteriza por rápida ação, curta duração e elevada potência (100 vezes maior do que a da morfina). é recomendado para o uso em anestesiologia. Mas em 2002, Fentanil foi usado em forma de gás para acabar com uma ação terrorista onde chechenos haviam feito reféns num teatro de Moscou. As forças especiais russas utilizaram um o anestésico do tipo fentanil para resgatar reféns do teatro de Moscou. Dos 700 reféns na Rússia, 129 pessoas morreram.

O gás mostarda é uma substância incolor, líquida, oleosa, muito pouco solúvel em água mas solúvel em lipídios e em solventes orgânicos, como álcool, éter e benzeno. Quando impuro, o gás mostarda apresenta-se com uma coloração amarelada. Em 6 a 24 horas após a exposição as vítimas apresentam queimaduras químicas e são muito debilitantes. Peritos das Nações Unidas confirmaram em 1986 que o Iraque usou gás mostarda contra o Irã, desrespeitando a convenção de Genebra.

O gás sarin foi classificado como arma de destruição em massa pela Organização das Nações Unidas. Mesmo a produção e o armazenamento de sarin foi proibido na Convenção sobre Armas Químicas, de 1993. O gas, então, é construido tendo por base dois reservatorios de compostos não tóxicos, que são misturados (formando o gás) durante o voo para o seu alvo. É absorvido através dos olhos, pele, ingestão ou inalação. Minutos após à exposição ao gas sarin, uma pessoa pode morrer pois perde a capacidade de sustentar funções básicas, como a de respirar ou manter seus batimentos cardíacos .

O gás VX é um dos produtos químicos mais perigosos. Na forma líquida do VX, ele é absorvido através dos olhos ou a pele da vítima. Leva uma ou duas horas para ter efeito e seus efeitos resultam em morte. Os efeitos são piores quando é inalado e só a morte é o fim do sofrimento. A forma gasosa é mais mortal do que a forma líquida e atua quase imediatamente sobre a vítima., foi usado durante os anos 80, pelo Exército iraquiano na guerra contra o Irã (1980-1988).
Em situações de guerra, seria muito perigoso usar o VX. O vento poderia soprar o gás VX de volta para a base. Se essas armas forem lançadas contra uma nação, talvez não haja a possibilidade de um contra-ataque nuclear. Os países conhecidos por possuir VX são EUA, França e Rússia.

Só terroristas, não sendo uma nação, não respeitam tratados internacionais.


Austrália, Arábia Saudita, Canadá, Espanha, França, Itália, Japão, Reino Unido, Coreia do Sul, Turquia e Estados Unidos, em respeito aos tratados sobre uso de armas químicas, esperam que a ONU, através do Conselho de Segurança, também faça valer estes tratados. Bashar Al-Assad, ditador Sírio que assumiu a presidencia da Síria após a morte de seu pai, que governou a Síria por 29 anos, nega ter feito quaisquer ataques quimicos. Uma intervenção internacional depende da ONU. As decisão da ONU exige nove votos, incluindo todos os votos dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança. A Russia, aliada incondicional de Assad, tem motivações políticas e econômicas contra o ataque.

Nenhum comentário: