Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

VÍTIMA DE ESPIONAGEM

"
"A Dilma tem que falar para os seus ministros que se não tiver o que escrever, não escreva nada. Não escreva bobagem. Daí aparece o tal do Wikileaks e desnuda essa diplomacia" - “Se ele leu é porque alguém escreveu, o culpado não é quem divulgou, o culpado é quem escreveu. Portanto, em vez de culpar quem divulgou, culpe quem escreveu a bobagem, porque senão não teria o escândalo que tem. Então, Wikileaks, minha solidariedade pela divulgação das coisas e meu protesto contra (o cerceamento à) liberdade de expressão.” - Lula em 2010 sobre Julian Assange 

O “Socialist Workers Party” - Partido Socialista dos Trabalhadores - é uma organização política de extrema-esquerda nos Estados Unidos e é fortemente apoiada por Cuba. Talvez a fala de Putin sobre o ex-funcionário de uma empresa terceirizada que trabalhou para NSA não seja tão descabida assim "Talvez dentro de algum tempo a própria América compreenderá que não se trata de um traidor e espião, mas de uma pessoa com convicções definidas...”

Tres senadores, uma do PCdoB, um do PDT e outro do PMDB-ES foram os autores de pedido de proteção policial para Greenwald e seu companheiro. Segundo o jornalista Greenwald, documentos em análise, que podem ser divulgados a qualquer momento, contêm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil.

O jornalista disse aos parlamentares das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara e do Senado, que o governo brasileiro pode descobrir quais empresas colaboraram com o esquema que permitiu que os EUA (NSA) tivesse acesso a comunicações de cidadãos, empresas e do governo brasileiro.

Provavelmente, entre essas pessoas e empresas citadas por Glenn Greenwald, não estão as sete pessoas que foram indiciados por tráfico internacional de armas de fogo de uso restrito e formação de quadrilha em Minas Gerais, hoje. Foram apreendidos 22 fuzis calibre 762 e munições escondidas dentro de colchões, transportados em containers que traziam a mudança de famílias brasileiras que moravam nos EUA e estavam regressando ao País.

De repente, a grande vítima de espionagem foi, na verdade, os Estados Unidos. Um país com população superior a 314 milhões de pessoas, que abriga em seu país muitos estrangeiros e recebe inúmeros visitantes do mundo inteiro diariamente, certamente mantém algum programa de segurança, incluindo os contra cyber ataques e rede. Sobre sua economia, é válido lembrar que sempre esteve à frente de países emergentes e a inflação brasileira começa a chamar a atenção no cenário econômico nacional e internacional.

Mesmo assim, toda essa história pretende justificar o satélite "anti-espionagem" que vai custar cerca de R$ 1,4 bilhão dos bolsos dos brasileiros.

Uma pergunta ainda resta:  Porque os denunciantes não publicaram na Wikileaks, como de costume?

Nenhum comentário: